“NAVEgar é preciso (...) Viver não é necessário; o que é necessário é criar.” Fernando Pessoa

O Instituto Fernando Pessoa possui um espaço de criação e reflexão, chamado NAVE (Núcleo de Arte, Vídeo e Escrita).

A partir de filmes, literatura e outras artes, o objetivo é a construção coletiva de conhecimento e a expressão de subjetividade.

A idéia do NAVE é ser um movimento constante de expansão artística e cultural, de acordo com o interesse dos participantes/colaboradores, sempre com um clima informal e descontraído, aberto a boas idéias!

EXPERIMENTE.

COMENTE NESSE ESPAÇO, SEJA BEM-VINDO A BORDO!


Na sessão EspaçoNave suas viagens e devaneios são publicados!

19 de ago. de 2009

Artigo Indefinido de Paulo Mendes Campos

O livro é composto de crônicas literárias, na qual o autor faz uma leitura de escritores da sua predileção. Coube a nós apresentarmos à turma, no módulo de Fundamentos Culturais para a Psicoterapia, a crônica Consulta e Receita do referido livro. O autor inicia a crônica fazendo o relato da consulta de um clínico, que alegando não ter tempo de ler, solicita a indicação de uma relação de livros cuja leitura o livrasse de ser comparado a um ignorante. A resposta/receita apresentada continha a idéia de que, para não ser considerado ignorante, para conquistar mesmo o renome de homem culto, não era necessário ler um livro inteiro, e sim a primeira frase ou mesmo a orelha de alguns livros. O restante da crônica é recheado por metáforas de autores da literatura, como Machado de Assis e Kafka, na qual o autor trabalha as idéias de forma criativa e com humor refinado. A partir de algumas metáforas selecionadas pela dupla apresentadora da crônica, o grupo da sala de aula foi convidado a relacioná-las com a psicoterapia. Com base na leitura destas metáforas de autores considerados clássicos, o trabalho foi bastante enriquecedor, promovendo a discussão de importantes aspectos que permeiam o processo terapêutico. Ao final da apresentação e discussão da última metáfora “Aquele lobriguei luz por baixo da porta (parte de um texto de Machado de Assis), me aborreceu”, foi apresentado o quadro abaixo, produzido pela aluna Milene Lunes, relacionando-o à metáfora em questão.
Milene Lunes e Susana Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário