“NAVEgar é preciso (...) Viver não é necessário; o que é necessário é criar.” Fernando Pessoa

O Instituto Fernando Pessoa possui um espaço de criação e reflexão, chamado NAVE (Núcleo de Arte, Vídeo e Escrita).

A partir de filmes, literatura e outras artes, o objetivo é a construção coletiva de conhecimento e a expressão de subjetividade.

A idéia do NAVE é ser um movimento constante de expansão artística e cultural, de acordo com o interesse dos participantes/colaboradores, sempre com um clima informal e descontraído, aberto a boas idéias!

EXPERIMENTE.

COMENTE NESSE ESPAÇO, SEJA BEM-VINDO A BORDO!


Na sessão EspaçoNave suas viagens e devaneios são publicados!

10 de mai. de 2009

EspaçoNave

Sobre o perdão..
Se você está guardando mágoas antigas, então está criando seu futuro a partir do lixo do passado. Quando você acusa outra pessoa, abre mão do seu próprio poder, pois está deslocando sua responsabilidade para o outro. As pessoas que fazem parte da sua vida podem se comportar de maneira que provoquem reações incômodas em você, no entanto, se elas passam ocupar sua mente, é você quem as deixa permanecer lá, produzindo sofrimento e drenando sua energia. Assumir a responsabilidade pelos próprios sentimentos e reações, equivale a assumir as rédeas de sua vida. Esta é uma escolha que você faz a cada momento: dominar o processo e dar a sua vida a direção que você deseja ou simplesmente reagir aos acontecimentos externos. A maioria das pessoas não entende direito o que é perdão e nem sabe a diferença que existe entre perdão e aceitação. Perdoar não significa justificar seu comportamento! O ato de perdoar se dá na sua mente. NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A OUTRA PESSOA. O verdadeiro perdão consiste emse libertar da dor. É apenas um ato de libertação da energia negativa à qual você ESCOLHEU ficar ligado. Seja quais forem os sentimentos que estejam em você agora, lembre-se de que, se eles te incomodam, você tem a escolha de se livrar deles quando se livra dos pensamentos e julgamentos que os geram. `Pode escolher permanecer prisioneiro e ressentido, ou pode fazer um favor a si mesmo, perdoando o que aconteceu no passado.
Você tem a liberdade de fazer da sua vida o que quiser, porque tem a liberdade de escolha.
Maureen Castro de Moraes

Um comentário:

  1. "A capacidade de conter e integrar os impulsos de ódio por meio das tendências amorosas é condição sine qua non para tornar possíveis quatro satisfações indispensáveis ao viver: a liberdade, a verdade, a beleza e a justiça".
    Marcelo Blaya Perez

    ResponderExcluir