O termo “terapeutas” aparece pela primeira vez em um texto de Fílon de Alexandria, se referindo ao grupo de pessoas que assim se denominam por se retirarem para cuidar da alma. Sua prática é therapeutiké, como a prática dos médicos é iatriké. Alguns autores gregos definem a terapêutica como uma forma de atividade de cuidados mais ampla, mais espiritual, menos diretamente física que a dos médicos, para a qual reservam a prática iátrica, que se aplica ao corpo. A idéia de um grupo de pessoas associando-se para praticar o cuidado de si, ou ainda uma escola de filosofia que constitui, na realidade, um dispensário da alma; é um lugar onde se vai por algum tempo a fim de se fazer cuidar dos males e das paixões que sofremos. Epicteto diz a propósito de sua escola de filosofia: quando se sai dela não se deve ter aprendido o prazer, mas ter sofrido. Não freqüentais a escola de filosofia porque e quando estais em boa saúde. (Michel Foucault, A Hermenêutica do Sujeito, 1982).
“NAVEgar é preciso (...) Viver não é necessário; o que é necessário é criar.” Fernando Pessoa
O Instituto Fernando Pessoa possui um espaço de criação e reflexão, chamado NAVE (Núcleo de Arte, Vídeo e Escrita).
A partir de filmes, literatura e outras artes, o objetivo é a construção coletiva de conhecimento e a expressão de subjetividade.
A idéia do NAVE é ser um movimento constante de expansão artística e cultural, de acordo com o interesse dos participantes/colaboradores, sempre com um clima informal e descontraído, aberto a boas idéias!
EXPERIMENTE.
COMENTE NESSE ESPAÇO, SEJA BEM-VINDO A BORDO!
Na sessão EspaçoNave suas viagens e devaneios são publicados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário